sexta-feira, 16 de maio de 2014

Força Sindical RJ inaugura ampliação da sede própria

Com presença de líderes da Força Sindical e da CNTM.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, entrega a chave da Doblô 
a Francisco Dal Prá presidente da Força sindical RJ

Com a presença do presidente da Força Sindical e CNTM, Miguel Torres, o presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro, Francisco Dal Prá, inaugurou na manhã de quarta-feira (14 de maio) a ampliação da sede própria da Força RJ, no bairro Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro. O antigo auditório e sala da presidência cederam lugar para um amplo salão multiuso e sanitários, ao lado de novo auditório, com capacidade para o dobro de pessoas das instalações anteriores. Nova sala da presidência foi construída no segundo andar, bem como almoxarifado e dispensa, no 3º piso.

Participaram da solenidade o presidente da Força Sindical de Minas Gerais, Luiz Carlos Miranda; o presidente da Força Sindical do Espírito Santo, Alexandro Martins Costa; a vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Monica Veloso; secretário nacional de Relações Institucionais da Força Sindical, Carlos  Cavalcanti Lacerda; o diretor da Força Nacional, Carlos Alberto Altino; o secretário da CNTM, Pedro Celso; o presidente da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo, Claudio Magrão; o presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, José Élvio de Lima; o presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, Sérgio Butka; o presidente da Federação dos Metalúrgicos do Nordeste, José Fernandes de Lima e o presidente da Federação Interestadual dos Metalúrgicos da Região Norte, Sulivan Brígida.

                 

         


Francisco Dal Prá abriu a cerimônia de inauguração do auditório que leva seu nome, fazendo uma prestação de contas pública sobre quanto foi gasto na aquisição e reforma do anexo. Diante de dirigentes sindicais de várias regiões do estado e do país, explicou item por item que compôs o total de pouco mais de R$ 500 mil, investidos na compra e construção, bem como em equipamentos e mobiliário. Depois, agradeceu a Força Sindical Nacional o apoio e confiança no novo projeto, bem como a doação de um utilitário doblô para a Força RJ. Na ocasião Miguel Torres explicou que 27 doblôs foram doadas a cada regional da Força Sindical. Hoje (14 de maio) foram entregues as unidades do Rio e Espírito Santo, só restando, agora, a entrega da doblô de Minas Gerais, marcada para o início de junho.


Miguel Torres, presidente da Força Sindical Nacional, entrega a chave da Doblô
a Alexandro Costa presidente da Força Sindical ES

Dal Prá, embora feliz pela entrega de novas instalações aos sindicatos filiados, que poderão realizar no novo espaço cursos de qualificação e formação sindical, tal qual a central sindical planeja fazer, admitiu que está muito preocupado com os rumos do movimento sindical na atualidade. “A Confederação Nacional da Indústria tem mais de 100 propostas para tirar direitos dos trabalhadores. Vemos, a cada dia, surgirem greves à revelia dos sindicatos. A presidente (Dilma Rousseff) deixou escapar que é contra a redução da jornada de 44 para 40 horas, porque teme a quebra do ciclo de produção. Mas defendemos a redução da jornada para criar empregos para nossos jovens. Na verdade, temos que assumir com seriedade e responsabilidade as necessidades dos trabalhadores. Temos que ter dignidade e nos colocarmos na linha de frente na defesa da classe trabalhadora”, enfatizou Dal Prá.

O presidente da Força Rio e presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro lembrou que embora os trabalhadores não tenham o apoio que precisam no Congresso Nacional para ver avançar suas propostas, é a classe trabalhadora que elege os parlamentares. “Não podemos só culpar a presidente da República. Deputados e senadores têm poder de veto. Os Sindicatos têm que se unir e apoiar pessoas comprometidas com as causas trabalhistas. Não defendo partidos, porque somos uma entidade pluripartidária, mas propostas que atendam os interesses dos trabalhadores”, afirmou Dal Prá.

O presidente nacional da Força Sindical, Miguel Torres, deu razão a Dal Prá e ressaltou a importância da pluralidade partidária da central sindical. “Independentemente de partido, temos que estar mais atentos. Podemos brigar na porta de fábrica, mas as decisões são tomadas no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas. Temos cerca de 80 parlamentares comprometidos com as causas trabalhistas, mas se não fosse o Paulinho (deputado federal Paulo Pereira da Silva-SDD), nada ia para a frente”, opinou.


Dal Prá e Miguel Torres

Miguel Torres parabenizou Francisco Dal Prá pela iniciativa de procurar, cada vez mais, melhorar as instalações da central no Rio, oferecendo mais conforto e recursos técnicos para os sindicatos filiados. “Sabemos das dificuldades, mas precisamos ter foco”, completou Torres. E concordou que os sindicatos devem estar mais próximos às bases, realizando assembleias com participação da categoria nas decisões. “Este ano é um ano cometa, como 1950, só que ao contrário. Antes, a industrialização era crescente, as grandes empresas, como a Petrobras, nasciam e o PIB crescia. Este ano, estamos assistindo a desindustrialização, grandes empresas, em crise, afogando menores, PIB baixo e inflação subindo. Em 2015, a conta vai ser paga, com aumento da energia elétrica e dos combustíveis, porque não vai dar mais para segurar”, previu Torres.

O presidente da Força Sindical de Minas Gerais, Luiz Carlos Miranda, disse que a energia e vitalidade de Dal Prá, sempre querendo realizar coisas novas e aperfeiçoando o que já fez, enche a todos de disposição para fazer mais e mais. “Não podemos só cuidar do trabalhador, mas também de sua família. O movimento sindical precisa mudar e se tornar mais abrangente”, afirmou Luiz Carlos. Já Monica Veloso, vice-presidente da CNTM, disse que patrimônio só é bom quando pode agregar. “Parabenizo, também, o Rio de Janeiro pela aquisição. A entidade se instrumentaliza para lutar, para organizar, congregar e consolidar uma política do que pensa a classe trabalhadora. As intervenções vão fortalecer a central no Rio de Janeiro a cumprir o compromisso de ajudar o trabalhador a viver melhor, tanto dentro quanto fora do seu local de trabalho”, concluiu Monica.


Mônica Veloso, vice-presidenta da 
Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM)

A Força RJ ofereceu um almoço em comemoração às novas instalações a todos os presentes e, à tarde, a Direção Executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos se reuniu no Centro do Rio.

Participaram ainda da solenidade os vice-presidentes da Força RJ, Carlos Pascoal Fidalgo (Metalúrgicos Duque de Caxias), Eusébio Luís Pinto Neto (Frentistas), Isaac Wallace de Oliveira (Federação dos Químicos), Marco Antonio Lagos de Vasconcellos (Marquinho da Força, Metalúrgicos São Gonçalo), o secretário geral David Antonio Pereira de Souza (Construção Civil), o secretário geral adjunto, Alexsandro Silva (Frentistas Niterói), o secretário de Finanças, Valfredo Borja Lima (Marceneiros), secretário de Finanças adjunto, Dalberto de Andrade (Eletricitários Angra dos Reis), secretário de Imprensa, Marcelo Peres (Cedae), secretário para a Região dos Lagos, secretário para o Sul Fluminense, Luiz Rogério de Freitas (Rodoviários Volta Redonda), secretário para a Baixada Fluminense, Sandoval Marques (Químicos Nova Iguaçu), secretário para Norte-Noroeste, João Paulo da Costa Cunha (Metalúrgicos Campos), secretário da Juventude, José Carlos da Silva (Siderúrgicos), secretário de Saneamento, Sérgio Ricardo, os membros do Conselho Fiscal, Sérgio Barbosa Claudino (Metalúrgicos de Duque de Caxias), Cícero Valdevino (Aeroviários), Ronaldo Amorim (Borracheiros) e advogada Clarissa Costa.

E mais:

Élvio de Lima – presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Bento Gonçalves (RS)
Ewaldo Gramkow – presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio do Sul (SC)
Carlos Albino de Rezende Junior – presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (GO)
Valcir Ascari – diretor do Sindicato Metalúrgicos de Gravataí (RS)
Arnaldo Woicichoski – diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Estrela (RS)
Alexsandro Cardoso Diniz – presidente do Sindicato dos Propagandistas de Macaé
José Gama – presidente Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda
Suélly Teixeira – presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Duas Barras e Cordeiro
Maurício de Souza – presidente do Sindicato dos Trabalhadores Permissionários da Praia
Francisco Marins – presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e Esgoto de Niterói
Jorge Faria – secretário de Finanças da Federação dos Metalúrgicos do RJ
José Carlos de Mello – presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Lotéricas do RJ
Rudiney Vieira – diretor do Sindicato dos Propagandistas de Campos
Joadil Junior – assessor do Sindicato da Construção Civil do Município do Rio de Janeiro, entre outros.

Por Marcelo PeresSecretaria de Imprensa e Comunicação
FONTE: Força Sindical do Estado do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário